18.7.09

harry potter.

Para começar há que dizer que adorei o filme, e até agora acho que é o melhor dos que já foram feitos. Não é uma cópia do livro, mas eu prefiro assim. Depois do crepúsculo, em que as partes que eu amava no livro não estavam no filme mas montes de falas eram as mesmas, fiquei feliz por ver que os criadores deste sexto filme foram criativos mas fiéis à história.
Por faler em Twilight, mais alguém reparou na semelhança quando Slughorn no início diz 'Absolutly and inequivocably...'. Não é nada de especial, mas quando ouvi pareceu um bocado porpositado que pusessem uma expressão tão parecida com a de Twilight.
Continuando... Também gostei da música do início quando aparece o logo do filme e o Harry a ser fotografado. Mais uma vez um pormenor inútil, mas acho que dá logo desde o início a perceber que este vai ser um filme mais obscuro.
A parte do metro achei que estava muito bem conseguida, com o poster do magic e a rapariga (começamos logo a ver que é um filme que é mais adolescente), apesar de achar que devia ser explicada aquela parte dos Dursley... É uma das partes mais importantes, o porquê do Harry continuar a ir à casa dos Dursley, mas pronto, as pessoas que vão ao cinema e não lêem os livros ou não são muito espertas ou vão a correr para casa ler o livro (a primeira pode-se explicar pelo facto de na estreia no Colombo, quando trocaram as partes do filme, ficando depois do
Ron estar na enfermaria, o Dumbledore a morrer e a seguir voltar a estar na parte em que o Ron acabou com a Lavender; e ter havido pessoas que não deram pela troca).
Adorei o pormenor de quando o Harry chega à Toca, o Ron tira um bocado de pasta de dentes da cara da Hermione e depois quando ela está a descrever o cheiro que a poção do amor tem para ela, um dos que ela diz é pasta de dentes. Achei fofo. Desculpem os pormenores inúteis, já vi o filme duas vezes (e ainda promete mais uma terceira e talvez uma quarta) e há coisas em que se pensa mais da segunda vez.
Por falar na Toca... Aquela parte em que os Devoradores da Morte atacam?... Bem quem foi comigo ao cinema (também fãs dos livros) acharam (1) assustador e (2) idiota porque não está no livro e não faz sentido. Eu não sei o que pensar. Gosto dos efeitos, do Harry a correr, da Ginny (o meu ódio por ela diminuiu significativamente neste filme). Percebo qual foi o objectivo - mostrar que o Harry era demasiado "alcançável" e também reagia mais depressa do que pensava. A primeira coisa que me veio à cabeça quando vi pela primeira vez a cena, o Harry e a Ginny de costas um para o outro a enfrentar a Bella e o Greyback, foi Lily e James. Não sei porquê. É o meu pairing preferido da série sem dúvida, mas não sei, a primeira coisa que pensei foi que 17 anos antes tinham sido eles na mesma posição exactamente. E isso é simplesmente.. uau!
Tenho imensas coisas a dizer sobre este filme - how odd! - mas não vou ter tempo para dizer todas. Acho que vou ter que acrescentar ao longo do tempo por entre posts...
Mais uma coisa só: o efeito da Felix Felicis, mais uma das cenas que eu não pude evitar desmanchar-me a rir (assim como na do Cormac a lamber os dedos para a Hermione e o Harry a levantar-se quando a Ginny chegou, no jantar do Slughorn) e que mais uma vez dividiu as opiniões das minhas amigas. Uma delas achou que estava a retratar o Harry como um idiota (opinião que também se estende à Luna), o que não acontece no livro.
Eu acho que pode ser um pouco verdade mas temos que pensar que (a) isto NÃO é um livro, logo os sentimentos têm que ser retratados mais "obviamente" para que sejam compreendidos, neste caso o Harry sentia-se mais desinibido porque sentia-se com sorte e confiança, o que também o fazia parecer um pouco idiota, e razão (b) porque exactamente por ser um filme tem que haver algo que prenda a audiência que não é fã dos livros, daí a parte cómica. Tenho que admitir que nunca me ri tanto num filme de Harry Potter (pelo contrário, costumo chorar) e que gostei muito da representação do Daniel Radcliff.

Tenho que ir, mas prometo comentar mais se quiserem. Amanhã vou para Peniche, volto na quarta à noite, por isso esperem qualquer coisa na quinta ou assim :D
Bom fim-de-semana!

cate.

Um comentário:

evelyn disse...

i still need to go see harry potter! :O i cant wait ^_^